A educação digital norteia redações do ENEM e a reflexão de jovens brasileiros

Mackenzie, Funap e SAP firmam contrato para cursos tecnológicos em EAD à população carcerária
Mackenzie, Funap e SAP firmam contrato para cursos tecnológicos em EAD à população carcerária
3 de dezembro de 2018
Educação SP abre inscrições para concurso de Supervisor de Ensino
Educação SP abre inscrições para concurso de Supervisor de Ensino
4 de dezembro de 2018
Exibir tudo
A educação digital norteia redações do ENEM e a reflexão de jovens brasileiros
 Por Claudio Sassaki

Refletir de maneira crítica sobre a influência do mundo digital no comportamento dos jovens foi a proposta da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Mais do que uma simples base para um texto, o tema é de suma importância para levantar uma discussão aprofundada sobre a relação que temos com as redes sociais e dispositivos digitais. A Geekie – via plataforma Geekie One –leva para as salas de aula brasileiras uma disciplina que traz um conteúdo formatado para propiciar uma análise criteriosa sobre a convivência com as novas tecnologias.

Com assertividade e intencionalidade pedagógica, a Educação Digital apresenta uma proposta inovadora que se conecta com a grade horário do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Um dos textos-base usados na edição 2018 do ENEM é o mesmo que consta no material produzido pela nossa equipe pedagógica, que aborda “O gosto na era do algoritmo”. Longe de ser uma coincidência, elementos-base que trazemos – bolha virtual, influência digital, consumo, filtros, personalização, inteligência artificial, big data e algoritmo de recomendação – também foram trabalhados na redação. O feedback que tivemos, tanto de professores, quanto de alunos, é que as aulas de Educação Digital ajudaram muito os estudantes a encontrar argumentos.

E, como um tema como educação digital pode dialogar com os dilemas contemporâneos? Mais do que podemos imaginar – sobretudo quando pensamos nos riscos e nas oportunidades que envolvem a lida dos jovens com as redes sociais. O desafio educacional proposto pelo século XXI tem sido pautado pela urgência de formar cidadãos preparados para lidar com complexidades de um contexto no qual a tecnologia avança de maneira exponencial. Com a impossibilidade de prevermos as profissões que surgirão na próxima década – 85% das profissões que teremos em 2030 não existem hoje –, educadores e pais vivenciam a demanda de formar indivíduos críticos e colaborativos, capazes de compreender o ambiente e criar formas para impactá-lo positivamente.

A Educação Digital está pautada no tripé oportunidades, riscos e desafios que o mundo digital proporciona. Com metodologias ativas, abre-se espaço para discussões sobre fatos reais que impulsionam o protagonismo e a aprendizagem colaborativa dentro da sala de aula. Como resultado, torna-se possível desenvolver competências para a formação de estudantes.

A Educação Digital está apoiada em unidades temáticas: identidade online(os alunos analisam de que modo as pessoas assumem e constroem a própria identidade e reputação na internet, refletindo os impactos no presente e futuro); tecnologia e bem-estar(conteúdo sobre possíveis interferências da tecnologia na saúde física e psicológica e estimula o aluno a desenvolver hábitos mais saudáveis de uso da tecnologia); segurança e privacidade(capacitar para identificar as ameaças na internet às informações pessoais e aprender a desenvolver estratégias e hábitos para reverter a ingenuidade); cidadania digital(os alunos discutem os principais dilemas éticos da rede, refletindo sobre direitos, responsabilidades e crimes); comunicação digital e relacionamento (os alunos estabelecem um paralelo entre a comunicação online e off-line para refletirem sobre o diálogo e envolvimento das pessoas na rede); e cultura digital (discutem sobre as principais tendências e atualidades da internet e de comportamento no ambiente digital, bem como suas implicações sociais).

Claudio Sassaki é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP), é cofundador da empresa Geekie.

Comentários