1ª Semana dos Indicadores Educacionais busca melhorias na educação

Violência contra professores não pode ser vista como algo normal
Violência contra professores não pode ser vista como algo normal
17 de agosto de 2018
Faculdade de Economia da USP premia com bolsa de estudo melhor ensaio de alunos do Ensino Médio
Faculdade de Economia da USP premia com bolsa de estudo melhor ensaio de alunos do Ensino Médio
27 de agosto de 2018
Exibir tudo
1ª Semana dos Indicadores Educacionais busca melhorias na educação

Evento será realizado entre 5 e 9 de novembro e tem como foco buscar melhores resultados para escolas municipais do Estado de São Paulo

Ações na área da educação baseadas em indicadores são bastante comuns nos países que ostentam os melhores índices educacionais do mundo, como Finlândia ou Coreia do Sul. Como consequência, essas nações figuram constantemente no top 10 do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). No Brasil, a 1ª Semana dos Indicadores Educacionais, que será realizada entre 5 e 9 de novembro, tenta incluir as escolas municipais do Estado de São Paulo nessa mesma rota de sucesso.

O evento contará com uma série de atividades direcionadas para gestores educacionais, professores, pais e alunos, sempre de forma descentralizada, ou seja, nas próprias instituições participantes. Os objetivos são capacitar gestores para a construção de planos de ação e intervenção pedagógica, além de contribuir para que os estudantes atinjam os objetivos de aprendizagem. Prefeituras podem fazer as inscrições acessando o site do evento.

Por meio de uma série de ações, incluindo uma avaliação diagnóstica dos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, o evento se propõe a identificar deficiências, lacunas de aprendizagem e necessidades específicas das escolas municipais participantes.  Dessa forma, com os resultados em mãos, é possível que o time pedagógico do município se empenhe em um processo de melhoria contínua, visando inclusive a resultados mais consistentes na Prova Brasil, que acontece em 2019.

Os gestores educacionais participantes terão a chance de se capacitar antes mesmo do início do evento. Eles terão acesso exclusivo a 10 horas de conteúdo online que permitirá ao gestor coletar e interpretar indicadores, traçar metas e estruturar planos de ação, bem como avaliar e acompanhar os resultados obtidos.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.

Comentários