Ter um diferencial no currículo conta muitos pontos para a ascensão profissional. Para quem é da área de saúde (médicos, enfermeiros ou multiprofissionais) ou trabalha de alguma forma com o setor, uma pós-graduação pode ser o caminho para uma nova, e até mais promissora, trajetória na profissão, sobretudo quando a pessoa visa assumir postos de liderança. O Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein oferece cursos de gestão sob medida para que esse público se torne ainda mais qualificado.
“No mercado existem cursos de formação geral em gestão que muitas vezes são abrangentes, sem uma especificidade para a área de saúde”, explica Olga Farah, gerente de Ensino do Einstein. “Nossos cursos de pós-graduação são focados, o que garante uma visão mais estratégica para quem já progrediu na carreira.” Sem contar que 70% dos docentes são do hospital, o que propicia um contato com profissionais do mercado, que lidam com os tópicos das aulas no dia a dia.
A pós em Gestão de Terapia Intensiva é voltada para médicos intensivistas com pelo menos três anos de experiência. Nesse curso, o especialista aprenderá mais sobre fluxo de pacientes, análise de indicadores registrados em database, além de aspectos financeiros, de segurança, qualidade, educação e inovação no atendimento ao cliente interno e externo. Além disso, como o Einstein tem parcerias com o SUS, o aluno terá também a visão da terapia intensiva em hospitais públicos e como obter os melhores resultados com os meios existentes nessas instituições.
Já o curso de Gestão em Tecnologias Médicas direciona-se para profissionais com certificado de Especialização em Engenharia Clínica ou cinco anos de experiência nesse campo em instituições de saúde. Essa pós deixa o aluno apto, entre outras habilidades, a gerenciar o parque tecnológico de um hospital e afins, analisar tecnologias médicas e processos, garantindo sustentabilidade empresarial, além de custo e efetividade para uso adequado de recursos.
Quem tem interesse na administração de institutos, ONGs, associações civis ou outras entidades do terceiro setor pode fazer a pós em Gestão de Organizações do Terceiro Setor. O aluno verá como planejar e executar diferentes métodos de captação de recursos e de fidelização de doadores, elaborar e executar projetos e ficar por dentro da legislação. Tudo calcado na experiência do Einstein em iniciativas de atuação social como o Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis.
O termo desospitalização se refere aos pacientes que não precisam necessariamente ficar internados em um hospital tradicional. O objetivo é que eles possam se manter estáveis, reabilitar funções ou mesmo receber cuidados paliativos em unidades assistenciais seguras e humanizadas com atenção familiar – home care ou em instituições de longa permanência, como os hospitais de transição. A pós Gestão de Desospitalização e Transição de Cuidados de Saúde. oferece capacitação para profissionais da saúde que atuam nesse tipo de processo.
Já o curso Gestão Patrimonial – Infraestrutura e Facilities na Área da Saúde do Einstein é voltada para gerentes, coordenadores, especialistas e outros profissionais graduados que atuam ou planejam trabalhar nas áreas de liderança e gestão de patrimônio, infraestrutura, engenharia e facilities no setor da saúde. O aluno aprenderá a elaborar o planejamento estratégico da área de infraestrutura, gerenciar suas operações por meio de processos eficientes e liderar equipes orientadas para melhoria contínua.
Por fim, na pós-graduação Gestão por Processos na Área da Saúde, o objetivo é que o profissional de saúde compreenda as organizações de forma estratégica e sistêmica. Ele aprimorará o pensamento analítico e sua capacidade para diagnosticar e solucionar problemas, amadurecer o processo de tomada de decisão com foco em resultados e otimizar os recursos-chave, proporcionando uma reflexão sobre as competências de liderança fundamentais para um bom desempenho das equipes.
Todos os cursos duram um ano e têm certificado reconhecido pelo Ministério da Educação.
Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.
Comentários