A valorização do professor começa pela formação de qualidade. A Faculdade Sesi de Educação é pioneira em oferecer quatro licenciaturas por área de conhecimento e em desenvolver a residência educacional, alinhada às necessidades mais atuais da Educação. As graduações são presenciais e totalmente gratuitas, desde o vestibular. Os alunos ainda podem contar com uma bolsa auxílio para se dedicar aos estudos.
As inscrições estão abertas até 5 de novembro, sem cobrança de taxa, pelo site: faculdadesesi.edu.br/vestibular. São 160 vagas abertas para os cursos de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, que acontecem na Vila Leopoldina, em São Paulo.
O Vestibular 2024 da Faculdade Sesi de Educação – Aprenda a criar futuros: Seja Professor, tem como foco o papel do professor como mediador na construção de uma sociedade mais justa em oportunidades para crianças e jovens. “A formação do professor, que esteja direcionada aos desafios que já são realidade, é decisiva na Educação em prol do desenvolvimento humano, social e econômico, defende Luís Paulo Martins, diretor da Faculdade Sesi de Educação.
Segundo estudo do Instituto Semesp, o Brasil terá um déficit de 235 mil educadores em 2040, caso seja mantido o ritmo de formação de docentes. Neste aspecto, especialistas defendem um pacto pela Educação desde as esferas municipais, estaduais e federal, além da inciativa privada. É com esse intuito que o Sesi-SP, por meio do subsídio da indústria, investe ao oferecer cursos sem cobrança de mensalidade, além da possibilidade da bolsa permanência.
“Proporcionar uma bolsa permanência de um salário-mínimo para todos os estudantes em situação de baixa renda que queiram ser professores, durante todo o seu período de formação, é uma política de retenção eficiente e necessária para que possamos minimizar a falta de docentes no Brasil”, ressalta Martins.
A bolsa permanência permite que o aluno possa se dedicar às atividades do seu curso de graduação, incluindo a Residência Educacional, que é uma atividade curricular da licenciatura na Faculdade SESI de Educação. Desde o primeiro semestre, nas 10h semanais, os estudantes têm a experiência da sala de aula, participam de reuniões pedagógicas, desenvolvem projetos, elaboram planos de ensino e praticam a aula junto com nossos docentes. Essas atividades envolvem vivências em instituições educacionais escolares (rede SESI-SP, escolas públicas e particulares) e não escolares (museus e outros espaços de educação não formal).
“Quando atuamos com formação dos futuros docentes imersos na realidade das escolas desde o início de sua graduação, com acompanhamento e vínculo entre a Instituição de Ensino Superior e as escolas de educação básica, nos deparamos com experiências potentes didático-pedagógicas, tanto para os estudantes das licenciaturas, quanto para os docentes e estudantes da Educação Básica, visto que muitos se arriscam mais em propor situações em que os estudantes da escola se sintam parte do processo”, conta Hugo Cesar Nunes, coordenador da Faculdade Sesi de Educação.
Com o compromisso de contribuir com a equidade na formação de docentes, em uma sociedade desigual em oportunidades, são reservadas vagas no vestibular para pessoas pretas, pardas e indígenas, pessoas com deficiência, além de ex-estudantes oriundos tanto da rede SESI quanto do ensino público.
Etapas do processo seletivo
Para participar do vestibular, o candidato deverá acessar o site: https://www.faculdadesesi.edu.br/vestibular, ler o Edital e passar pelas seguintes fases:
Inscrições
05/10 a 5/11/2023
Prova presencial
16 ou 18/11/2023
O aluno escolhe a data e o polo para realização, conforme edital.
Entrevista Presencial
11 a 15/12/2023
Na Faculdade Sesi de Educação – Vila Leopoldina – SP
Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.
Para saber mais sobre outros conteúdos, clique aqui e acesse a home do nosso portal.
Comentários