O segundo dia de ENEM aconteceu neste domingo, 11, e apresentou aos alunos questões de Matemática e suas Tecnologias. De acordo com Ademar Celedônio, diretor de ensino do SAS, a estrutura da prova foi mais trabalhosa para os estudantes, apesar de apresentar um nível de dificuldade mediano. “Havia um número maior de contas, tornando a prova mais cansativa e complexa no desenvolvimento”, analisa.
Os principais temas cobrados foram geometria plana, logaritmos, que apareceu pelo terceiro ano consecutivo, e matrizes. “Essa edição trouxe mais conteúdo de ensino médio, diferente de outros anos cujo foco era fundamental”, pondera. No entanto, a questão 168, da prova cinza, pode ser resolvida por geometria analítica ou círculo de Apolônio. “Essa seria a questão mais difícil, por exigir conhecimentos avançados até chegar a resposta”, conta.
A prova apresentou assuntos do universo jovem para contextualização, como o jogo Minecraft, mas que não demandava conhecimento específico sobre o mesmo. Houve ainda a questão de matrizes, que fazia associação com operações bancárias e foi a grande surpresa nesta edição da prova, por se tratar de um assunto pouco cobrado.
Para acessar o gabarito da prova, acesse: https://enem.saseducacao.com.br
Reportagem: Da Redação. Foto: Divulgação.
Comentários