O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, há poucos dias, os microdados do ENEM 2017. O objetivo da ação é disseminar e desenvolver avaliações e informações educacionais. Esses dados revelam indicadores específicos, capazes de gerar análises mais aprofundadas.
A startup Evolucional, que atua no segmento da educação, estruturou um site no qual é possível aferir os resultados obtidos pelas instituições de ensino, com base nas notas conquistadas pelos alunos. Além disso, também é possível estabelecer um comparativo diretamente com outras cinco escolas.
Ao consultar essa página on-line ainda é possível avaliar os dados dos anos de 2016 e 2017. Assim, viável observar se de um ano para o outro houve evolução ou piora.
A partir desse estudo, parâmetros são estabelecidos para entender como anda o desempenho das instituições de ensino brasileiras. Na prática, isso representa uma oportunidade de estruturar planos de ação para sanar eventuais deficiências e fortalecer as qualidades que as escolas já possuem.
A única ressalva referente a esse levantamento é que não há a garantia de que a informação declarada pelo estudante corresponde à instituição na qual ele estava efetivamente matriculado no ano da aplicação do ENEM, conforme explica o CEO da Evolucional, Fred Vilela. “Os dados estão de acordo com a declaração no momento da inscrição nas edições de 2016 e 2017”, afirma.
Para conferir o resultado das escolas, acesse http://microdados.evolucional.com.br/microdados.
Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.
Comentários