O Projeto de Extensão Comunitária do Curso de Fisioterapia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizará, no dia 11 de maio, o II Simpósio Diálogos sobre Fibromialgia. O evento tem como objetivo promover a troca de experiências e informações entre profissionais, pacientes e a sociedade em geral.
A iniciativa tem como prioridade atender a data Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia, comemorada em 12 de maio. A fibromialgia caracteriza-se por dores musculoesqueléticas espalhadas pelo corpo, distúrbios do sono e fadiga, além de sintomas somáticos, cognitivos e psíquicos. A doença apresentou um aumento expressivo na população mundial. No geral, os valores considerados normais giram em torno de 0,2 e 6,6%. Em mulheres, os valores nas áreas urbanas mundial estão entre 0,7 a 11,4% e, nas rurais entre 0,1 e 5,2%. Deste modo, a atenção à saúde de pessoas com fibromialgia exige uma ação multidisciplinar, com a participação ativa do paciente e a combinação de modalidades farmacológicas e não farmacológicas para o alívio dos sintomas e melhora na qualidade de vida.
A ideia de realizar o evento surgiu da experiência do grupo responsável pelo Projeto de Extensão Comunitária na perspectiva de congregar e propiciar o diálogo entre a comunidade de pesquisadores, acadêmicos, profissionais de saúde e pacientes com a síndrome, na perspectiva de promover e divulgar conhecimentos que contribuam para aumentar a visibilidade e perspectivas para melhor qualidade de vida dessas pessoas.
O segundo Simpósio Diálogos sobre Fibromialgia é gratuito e conta com um número de vagas limitadas. As inscrições podem ser realizada no site da instituição.
II Simpósio Diálogos sobre Fibromialgia
Data: 11 de maio 8h às 17h
Local: Auditório Benedito Novaes Garcez (prédio 9)
Endereço: Rua Itambé, 143 – São Paulo
Gratuito com número limitado de vagas
Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.
Comentários