Estudos internacionais de desempenho na área de Matemática apontam que, no Brasil, sete em cada 10 pessoas não têm domínio mínimo do conteúdo e, no senso comum, esse domínio não é mesmo para todos.
O conceito de Mentalidades Matemáticas tem por base teórica o trabalho da professora e pesquisadora Jo Boaler, da Universidade de Stanford (EUA), que, nos últimos anos, tem revolucionado os estudos na área. Ela afirma que todos são capazes de aprender conteúdos matemáticos complexos. Por exemplo, após 18 dias de ensino de Matemática para turmas de 7º e 8º anos (na Califórnia, EUA), as pontuações dos alunos em testes padronizados melhoraram em média 50%, igual a 2,4 anos de escolaridade.
Com base nas pesquisas da neurociência, Jo Boaler apresenta propostas da teoria à prática de como a Matemática pode e deve ser ensinada de forma aberta, criativa e visual. Uma pesquisa recente revela que, das cinco áreas ativadas quando fazemos matemática, duas são visuais. Sem a visualização, é como limitar o cérebro a dirigir a 60km/hora quando poderia conduzir a 100km/hora. Três instituições comprometidas com a educação brasileira acreditam que a realidade pode ser modificada. Por isso, reuniram-se para apresentar o Seminário Mentalidades Matemáticas, no dia 23 de maio.
A intenção é conscientizar o público sobre a urgência de tratar o tema no Brasil. O evento contará com a presença do pesquisador e professor Jack Dieckmann, diretor de pesquisa do Centro de Estudos Youcubed, da Universidade de Stanford, coordenado por Jo Boaler, que também participará do evento em conferência. O dia será acompanhado dos lançamentos das versões brasileiras do livro Mentalidades Matemáticas na Sala de Aula, de Jo Boaler, Jen Munson e Cathy Williams, voltado aos educadores brasileiros, e do conteúdo on-line disponibilizado pelo site Youcubed. As inscrições podem ser realizadas pelo site do Instituto Sidarta.
Seminário Mentalidades Matemáticas
Data: 23 de maio
Horário: das 8h às 16h30
Local: Hotel Meliá
Endereço: Avenida Paulista, 2181, Consolação
As inscrições podem ser feitas no site do Instituto Sidarta
Programação
8h-9h Café e credenciamento
9h-9h20 Abertura com Instituto Sidarta, Fundação Lemann e Fundação Itaú Social
9h20-9h50 Participação especial de Jo Boaler (vídeo)
9h50-12h30 Mentalidades Matemáticas – da teoria à prática, com Jack Dieckmann
12h30-14h Almoço
14h-15h Experiências brasileiras com as Mentalidades Matemáticas, com a participação de professores e alunos
15h-15h30 Conversa com Jo Boaler ao vivo (por videoconferência)
15h30-16h Encerramento com reflexões de Jack Dieckmann
16h-16h30 Lançamentos do livro “Mentalidades Matemáticas na Sala de Aula” e do site Youcubed
Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.
Comentários