Não somente do conteúdo das aulas, apostilas e anotações deve ser composto o repertório cultural e a bagagem de conhecimento do estudante que vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os principais vestibulares do País. De acordo com o professor de História do Curso Poliedro, Rodolfo Neves, filmes também são fundamentais para a assimilação de fatos históricos e podem ser um complemento a outros materiais de estudos.
Segundo ele, os longas-metragens auxiliam o candidato a abordar o teor histórico a partir de uma linguagem audiovisual. “As gerações mais jovens se adequam melhor à narrativa construída a partir de enredos e dramatizações audiovisuais”, afirma o professor do Poliedro.
Por isso, Neves fez uma seleção de filmes especialmente para ajudar os candidatos a uma vaga nas mais concorridas faculdades do Brasil a estudarem de forma descontraída, por meio de títulos que retratam momentos históricos relevantes. Prepare a pipoca e confira:
Cinebiografia de Mahatma Gandhi e sua luta pela independência da Índia. Um belo filme sobre o recesso de descolonização afro-asiática.
Cinebiografia de Nelson Mandela. Aborda toda a trajetória do líder sul-africano em sua luta pelo fim do Apartheid.
No contexto do final da Segunda Cruzada, o filme aborda questões sobre o fanatismo religioso e a intolerância na Idade Média.
História de cinco lendas do cinema que se alistaram para documentar a Segunda Guerra Mundial.
Aborda a questão racial no sul dos Estados Unidos na década de 1960.
Relata a história de um destacamento de soldados negros que lutou na Guerra Civil dos EUA.
Aborda o impacto psicológico da Guerra do Vietnã nos soldados.
Relata o regresso aos EUA de um jovem soldado que se torna paraplégico devido a um ferimento durante a Guerra do Vietnã. O filme aborda a luta do protagonista contra os preconceitos existentes na sociedade estadunidense em relação aos portadores de necessidades especiais, bem como seu engajamento no movimento pacifista.
Relata o episódio do sequestro do embaixador estadunidense Charles Burke Elbrick durante o regime civil-militar brasileiro.
Cinebiografia de Olga Benário no contexto da Era Vargas, da formação do PCB e da Segunda Guerra Mundial.
Apesar de criar uma imagem idealizada de Abraham Lincoln, o filme recria a tensão política enfrentada pelo presidente dos EUA durante a Guerra Civil, com destaque para a questão da abolição da escravidão.
Filme polêmico, relata a questão racial nos EUA a partir da jornada de um jovem dentro do movimento neonazista (o filme contém fortes cenas de violência).
Produção brasileira sobre o conflito em Canudos.
Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.
Comentários