Etec Irmã Agostina — A ideia de produzir biodiesel com óleo de cozinha reaproveitado venceu o Prêmio CRQ-IV, na categoria Química de Nível Médio. O projeto foi desenvolvido durante o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de alunos do curso técnico de Química da Escola Técnica Estadual (Etec) Irmã Agostina, na capital, em 2019.
O resultado da competição foi anunciado pelo Conselho Regional de Química da Quarta Região em 25 de agosto. A entidade promove a disputa desde 1998, com o objetivo de estimular a pesquisa científica entre estudantes de cursos técnicos e superiores de Química.
O projeto “Síntese de biodiesel a partir de óleo residual de cozinha, utilizando argila como catalisador heterogêneo por meio de reação de transesterificação” concorreu com outros cinco trabalhos da mesma categoria.
Para o orientador do trabalho, Fábio Rizzo, o projeto se destacou porque explorou duas vertentes da chamada Química Verde. “A pesquisa foi bem avaliada porque propõe a reutilização do óleo de cozinha por meio de reações com um catalisador à base de argila, que também é reutilizável”, explica.
Assim sendo, cinco trabalhos, dos seis finalistas da edição, são de autoria de Escolas Técnicas Estaduais. Além da Etec Irmã Agostina, que emplacou dois finalistas, as Etecs de Piracicaba, Ribeirão Pires e Santo André também estavam na última etapa do prêmio. Além disso, a Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Piracicaba foi finalista na categoria Química de Nível Superior.
A equipe vencedora do CRQ-IV é formada pelos alunos: Amanda Reimberg, Fernando dos Santos, Iracema da Silva, Jade Gusmão, Manoela Souza e Maria Aparecida Ramos. A maior parte desse grupo já está cursando o ensino superior nas áreas de Química, Engenharia Química e Engenharia Ambiental.
Fábio Rizzo ressalta a satisfação de fazer parte do time de docentes da Irmã Agostina. “É uma escola jovem que completou dez anos, mas que já é referência em pesquisa e iniciação científica”, afirma.
Assim sendo, a Etec Irmã Agostina representou o Brasil na final do Prêmio Jovem Água de Estocolmo, conquistou dois prêmios na Feira Brasileira dos Jovens Cientistas. Por fim, foi classificada em terceiro lugar na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).
Por: Portal do Governo. Foto: Centro Paula Souza.
Confira outros conteúdos como este, acessando a home de nosso site.
Comentários