Associações Comerciais e Secretaria da Educação de SP ajudarão estudantes do ensino médio a conseguir estágio

Especialista em RH auxilia estudantes e profissionais em busca de voos mais altos
Especialista em RH auxilia estudantes e profissionais em busca de voos mais altos
7 de abril de 2018
Estudantes auxiliam contribuintes na declaração do Imposto de Renda 2018
Estudantes auxiliam contribuintes na declaração do Imposto de Renda 2018
9 de abril de 2018
Exibir tudo
Associações Comerciais e Secretaria da Educação de SP ajudarão estudantes do ensino médio a conseguir estágio

Parceria irá facilitar a entrada dos estudantes no mercado de trabalho

A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e a Secretaria Estadual da Educação lançaram, no dia 2 de abril, o projeto Escola do Trabalho. A iniciativa visa abrir portas do mercado de trabalho para jovens que cursam o último ano do Ensino Médio. A assinatura do protocolo de intenções foi realizada na sede da secretaria.

Para Alencar Burti, presidente da Facesp e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), um dos maiores problemas do Brasil está na educação. “Estou muito feliz com essa iniciativa. Saber que estamos pensando no futuro desses jovens ecriando recursos para o desenvolvimento deles me deixa muito satisfeito. Nosso objetivo é encaminhá-los para que sejam independentes. E só podemos fazer isso aprimorando a educação e o conhecimento.”.

O vice-presidente da Facesp, Marco Bertaiolli, detalhou o projeto ao secretário José Renato Nalini, baseado em parceria entre as Associações Comerciais (ACs) paulistas e as escolas estaduais para que os alunos tenham acesso às vagas de estágio e de aprendiz estabelecimento comerciais associados às ACs dos municípios.

“Educação continuada, permanente e o trabalho honrado e digno são as duas chaves que podem transformar o futuro de qualquer pessoa”. Foi assim que o secretário da Educação do Estado de São Paulo começou o seu discurso. “É muito importante que a Associação Comercial, com o seu prestígio e a sua história, tenham iniciativas como essa, que olha para a escola pública. Hoje nós temos, sim, condições de dizer que o Brasil tem um futuro mais promissor e que nós temos esperanças de mudar o mundo se fizermos mais ações como essa”, disse Nalini.

Afonso Lamounier de Moura, presidente do Instituto Talentos, afirmou que 64% dos estudantes que fazem estágio são efetivados. Para ele, esse é o ponto de partida. “Muitos jovens do Ensino Médio ainda não têm perspectiva do que fazer. Nem todos sabem isso aos 17 anos de idade. Para que façam a melhor escolha da profissão, o ideal é que esse jovem atuem no mercado e adquira competências fundamentais para que possa escolher a área de atuação de maior interesse”. Segundo Lamounier, o programa Escola do Trabalho poderá atender cerca de dois mil estudantes imediatamente.

Comerciantes-professores

O programa Escola do Trabalho vai funcionar da seguinte forma: os alunos do último ano do ensino médio deverão procurar a Associação Comercial da sua cidade e fazer um cadastro, que ficará no banco de dados. A AC prospectará as oportunidades junto a comerciantes da região e cruzará os dados dos estudantes com os perfis das vagas, para fazer a intermediação até a contratação, que será validada pelo Instituto Talentos, órgão fomentador dos programas de estágio da Facesp.

Para Bertaiolli, essa porta de entrada para os jovens é, muitas vezes, o que falta para que iniciem uma carreira. “Queremos transformar o ensino médio em ensino profissionalizante para que os estudantes possam ingressar no mercado de trabalho como jovens aprendizes ou estagiários. Além de conseguirem inserção no mercado, esses jovens serão remunerados no final de cada mês de trabalho, podendo, assim, ajudar suas famílias e ganhar seu próprio dinheiro. Queremos formar cidadãos e os comerciantes contratantes desses jovens serão verdadeiros professores da Escola do Trabalho”, definiu o vice-presidente da Facesp durante a cerimônia.

A Secretaria Estadual da Educação divulgará o projeto nas escolas e a Facesp divulgará para suas 420 Associações Comerciais espalhadas pelo Estado. A parceria com a Facesp segue as exigências do Novo Ensino Médio, que tem como objetivo oferecer ao aluno capacitação profissional e preparação ao primeiro emprego.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.

Comentários