Capital paulista recebe 11º Seminário Internacional Biblioteca Viva

Fatec São Caetano promove maratona de desenvolvimento de games
19 de julho de 2019
Escolas estaduais da Zona Leste de São Paulo são revitalizadas pelo programa Escola + Bonita
22 de julho de 2019
Exibir tudo

Evento gratuito discutirá influência da tecnologia na literatura e abordará booktubers, podcasts, gamificação e videogames

O Governo do Estado e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa promoverão, entre 5 e 7 de agosto, na capital, o 11º Seminário Internacional Biblioteca Viva – Conhecimento, Leitura e Literatura: Novas Trilhas.

O evento, gratuito, abordará o universo em transformação das bibliotecas, novas influências trazidas pela experiência digital, o número crescente de booktubers e podcasts sobre livros e escritores, além da aproximação com os games.

A iniciativa também busca inspirar, fortalecer e transformar em centros de referência cultural abertos a toda comunidade as mais de 700 bibliotecas de acesso público existentes nos municípios paulistas.  As inscrições estão abertas, pela internet, até o dia 29 de julho.

 

Inovação

As novas trilhas abertas pela inovação tecnológica, pelas possibilidades de comunicação e pelas experiências chegam de muitos lugares e integram a programação. Entre os palestrantes, Sven Instinske, da Alemanha, abordará a gamificação e a experiência do compartilhamento digital na Biblioteca Bücherhalle, de Hamburgo.

Já Eugenijus Stratilatovas, da Lituânia, dividirá com o público como usa a tecnologia dos videogames de forma positiva nas bibliotecas de seu país.  A gamificação é um recurso cada vez mais aplicado em contextos diversos, pois utiliza a mecânica lúdica de funcionamento dos jogos e enriquece, influencia e instrui.

 

Programação

A programação completa do evento também pode ser conferida pela internet. O seminário também é um momento de reflexão e reavaliação. Por meio de mesas-redondas multidisciplinares, será realizada, no dia 5, uma conversa que conecta literatura e games para favorecer a construção de conhecimento.

O tema dos podcasts é assunto do dia 6, que reúne o músico Augusto Oliveira, o ator Paulo Carvalho e as criadoras do podcast “As desqualificadas”, Camila Cabete e Beatriz Alves, que falam da estreita relação com a literatura.

No dia 7, o destaque será a paixão pela literatura e trabalho de mediação cultural realizado por booktubers como Tamy Ghannam, do canal LiteraTamy, e Augusto Assis e Tatiany Leite, do “Vá Ler um Livro”.

Segundo os organizadores, a troca de experiências será o forte da edição. Iniciativas desenvolvidas em todo o Brasil serão compartilhadas em painéis que apresentarão o aprendizado das bibliotecas.

Serão destaque, ainda, as conversas com os escritores Eva Furnari, no dia 5, e Pedro Bandeira, em 7 de agosto, ambos com importante trajetória no mundo da literatura infantojuvenil.

 

Diálogo

Uma novidade é uma mesa-redonda com vozes da diversidade de mulheres que vêm das letras e da periferia. Reúnem-se para um diálogo Andreza Delgado e Gabrielly Oliveira, produtoras da PerifaCon, a primeira comic com da favela que quebra estereótipos sobre quadrinhos, e a escritora, freira e militante política Maria Valéria Rezende.

O olhar novo para o mundo traz também uma conversa sobre a economia criativa como eixo de desenvolvimento estratégico para o Brasil do século XXI, com a participação do advogado Claudio Lins de Vasconcelos, ex-secretário Nacional de Economia da Cultura do Ministério da Cultura.

Para aprofundar os conhecimentos relacionados à experiência contemporânea das bibliotecas, quatro cursos de imersão serão realizados no dia 6, no período da tarde. Dois deles ficarão a cargo dos palestrantes internacionais: “Internet, smartphones, games e making spaces: recursos atuais para interação digital”, com Sven Instinske (Bücherhallen Hamburg, da Alemanha) e mediação de Luciano Aparecido Borges Almeida (Senac SP) e “Videogames e ambientes interativos em bibliotecas: como implementá-los?”, com Eugenijus Stratilatovas (Biblioteca Nacional Martynas Mazydas, Lituânia) e mediação de Luiz Ojima Sakuda (FEI, FIA e USP).

Além desses, as outras atividades preveem a visita às bibliotecas e apresentação de programas realizados. São eles: “Conversando sobre: Serviço Social”, na Biblioteca de São Paulo e “Conversando sobre: Lê no Ninho”, na Biblioteca Parque Villa-Lobos.

O seminário terá, ainda, intervenções artísticas todos os dias e sorteio de prêmios.

 

Serviço

Data: 5 a 7 de agosto de 2019.

Horário: das 8h30 às 18h.

Local: Centro de Convenções Rebouças.

Endereço: Rua Doutor Enéas Carvalho de Aguiar, 23 – Cerqueira César – São Paulo – SP (Metrô Clínicas/Oscar Freire).

 

Por: Portal do Governo.  Foto: Portal do Governo.

Comentários