Centro Paula Souza amplia oferta de modalidades de Ensino Médio em 2019

Reprovação na escola: quando o ano velho permanece depois do Réveillon
Reprovação na escola: quando o ano velho permanece depois do Réveillon
3 de janeiro de 2019
Curso de extensão sobre projetos e políticas sociais voltados aos jovens recebe inscrições até dia 13
Curso de extensão sobre projetos e políticas sociais voltados aos jovens recebe inscrições até dia 13
8 de janeiro de 2019
Exibir tudo
Centro Paula Souza amplia oferta de modalidades de Ensino Médio em 2019

Em adaptação à nova lei que regula a educação básica, a instituição colhe primeiros resultados dos novos cursos e propõe ampliação de parcerias

O ano de 2018 ficou marcado Centro Paula Souza (CPS) oferecer novas modalidades de Ensino Médio em adequação à Reforma para a educação básica, aprovada em 2017. Com duas novas vertentes de Ensino já implantadas pela instituição e duas novas possibilidades no Vestibulinho do primeiro semestre de 2019, o CPS se adianta às normas se amparando nos mesmos princípios de educação de qualidade e desenvolvimento tecnológico em todas as esferas de atuação.

No Vestibulinho do primeiro semestre de 2018, 33 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) passaram a ofertar o Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional (M-Tec), onde o estudante cursa em um único período disciplinas da grade curricular comum e do curso técnico de escolha. Os candidatos puderam optar entre Administração, Cozinha, Hospedagem, Logística, Nutrição e Dietética, Programação de Jogos Digitais, Química, Recursos Humanos, Serviços Jurídicos e Serviços Públicos. São cursos de 2.800 a 3.000 horas, diluídas em três anos de estudo.

“Um dos primeiros indicadores de sucesso dessa experiência é quantitativo, já que só podemos avaliar qualitativamente após a formação das primeiras turmas”, pontua Almério Melquíades de Araújo, coordenador da Unidade de Ensino Médio e Técnico do CPS. “A procura das escolas para oferecer turmas do M-Tec mais que dobrou do primeiro semestre de 2018 para o de 2019 e teremos, neste ano, mais de 100 novas turmas”.

As novas opções são complementares, e não substitutivas, ao que já existia no Centro Paula Souza. O Ensino Médio Regular e o Ensino Técnico integrado ao Médio – o aluno passa manhã e tarde na escola – continuam sendo oferecidos. Cabe às unidades de ensino avaliar e escolher o que melhor atende suas necessidades e de sua comunidade local, com constante acompanhamento da Unidade de Ensino Médio e Técnico do CPS.

Para 2019, será inaugurada também a formação de nível médio em Linguagens, Ciências Humanas e Sociais. O modelo é dedicado ao estudante com inclinação para essas áreas do conhecimento, com preparação mais dedicada para o futuro no Ensino Superior. A estrutura do CPS permite capacitar os professores e observar de perto a evolução da modalidade, ainda que o foco institucional seja o ensino profissionalizante. Neste ano, a instituição entrega cerca de 16 mil certificados de treinamentos de seu corpo docente.

Outro projeto em teste inicia com o ano letivo em 2019 em uma parceria inédita entre Etecs e Fatecs. No curso Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional em Desenvolvimento de Sistemas – Articulação dos Ensinos Médio-Técnico e Superior (AMS), o jovem começa o Ensino Médio na Etec, aprende uma profissão técnica, realiza estágio, e já ingressa no ensino superior para aprofundar seus conhecimentos na Fatec.

O período letivo de 2019 começa em fevereiro para as 223 Etecs e as 72 Fatecs administradas pelo Centro Paula Souza.

Reportagem: Da Redação. Foto:  Portal Canal do Ensino.

Comentários