A Rússia ganhou as principais manchetes do Brasil e de diversos países ao sediar um dos mais importantes eventos esportivos mundiais: a Copa do Mundo. Além do futebol, vale prestar a atenção na Rússia pelas boas opções de programas de bolsa que dão oportunidade para estudantes do mundo todo enriquecerem seu currículo e criarem novas perspectivas.
Isso porque estudar no exterior pode ser muito positivo e é bem valorizado aos olhos dos empregadores. Além disso, é uma ótima oportunidade de conhecer diferentes culturas, desenvolver o crescimento pessoal e a autonomia. Por isso, o Estudar Fora, projeto da Fundação Estudar, lista alguns dos principais programas de bolsa de estudo no país.
O programa está aberto para estudantes de graduação e pós-graduação que buscam aprimorar conhecimentos relacionados à energia, projetos inovadores de pesquisa com foco em energia, meio ambiente e desenvolvimento de hidrocarbonetos, realizados nas principais universidades de Moscou, São Petersburgo e Rússia. Os candidatos da BP devem estudar em uma das faculdades participantes do programa, ter notas excelentes em todas as áreas de estudo e o compromisso em se desenvolver na área escolhida por meio de projetos futuros.
Todos os anos, o governo russo, por meio das representações da Rossotrudnichestvo no Brasil, oferece 15.000 vagas para estrangeiros estudarem gratuitamente no país. Para participar, o estudante precisa acessar o site russia.study e escolher o programa que se encaixa com o seu perfil. Posteriormente, é preciso preencher os formulários de inscrição e passar em uma competitiva seleção. O benefício é somente para gastos com estudos e, se necessárias, aulas para aprimorar os conhecimentos na língua. O programa não inclui o custo de vida e seguro viagem.
O Ministério de Educação e Ciências da Rússia também oferece bolsas de estudo para alunos estrangeiros que queiram ingressar em uma universidade russa. Os programas para este benefício são variados e vão desde cursos livres à programas de doutorado. Para se inscrever, o aluno deve estar com os documentos requeridos em dia e passar por um dos métodos de ingresso na universidade escolhida.
Estudantes interessados podem procurar a Aliança Russa, instituição representante oficial das principais universidades russas no Brasil, para contar com apoio. Ela fornece orientação aos candidatos, recolhe a documentação necessária para permanência legal do estudante na Rússia, ajuda com a inscrição na universidade e na assessoria durante a viagem até a chegada do estudante ao seu local de destino.
Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.
Comentários