Escola em casa: como montar espaço de estudos sem muitos gastos?

Alunos da rede estadual recebem kits escolares para estudar em casa - Educageral
Alunos da rede estadual recebem kits para estudar em casa
7 de maio de 2020
Pelo YouTube professores oferecem aprendizado e diversão - Educageral
Pelo YouTube professores oferecem aprendizado e diversão
15 de maio de 2020
Exibir tudo
Escola em casa: como montar espaço de estudos sem muitos gastos? - Educageral

3 pontos essenciais para montar o melhor canto de estudo para seu filho

Escola em casa: Durante o período de quarentena, em que as aulas presenciais estão suspensas e os estudos em casa se intensificam, é necessário estabelecer um local adequado para que essas tarefas sejam feitas da melhor maneira possível.

Por isso, ter um espaço de estudo que estimule essas atividades pode, sim, ser um incentivo importante para os pequenos.

Muitas famílias não têm uma mesa de estudos, seja por falta de espaço ou por não terem pensado nessa alternativa anteriormente. Como consequência, os pequenos acabam não tendo um espaço específico para se concentrarem e acabam dividindo o local com seus familiares.

Para ajudar as famílias, a Marabraz dá dicas de como montar o “cantinho de estudos” do seu filho. Para começar, faça com que ele se sinta parte das escolhas. Essa medida pode fazer com que os pequenos se sintam participando de fato e associem os estudos a algo positivo.

 

Ambiente

É importante pensar em um local da casa que não tenha nada que tire a atenção da criança. TV, som e outros estímulos, como fluxo de pessoas podem acabar dispersando durante as atividades escolares. Além de um ambiente tranquilo, ele precisa ser confortável.

 

Escolha os móveis

É fundamental que a mesa e a cadeira tenham um tamanho adequado para o uso da criança. Para isso, é importante ficar atento em alguns detalhes: os pés precisam estar apoiados completamente no chão, e a escrivaninha também não pode ser nem muito alta, nem muito baixa. Tudo isso vai trazer conforto enquanto estiverem estudando.

 

Iluminação

Para leitura e escrita, a iluminação tem papel fundamental! Dê sempre preferência pela luz natural, posicionando o local de estudo próximo à janela. No caso de ambientes que não tenham esse recurso, a alternativa é investir em uma luminária de mesa para manter a saúde ocular de seu filho.

A partir desses três pontos básico, é possível oferecer um cantinho de estudos para ninguém pôr defeito! Depois disso, dê liberdade para seu filho escolher como customizar o espaço – nada mais incentivador que ter um cantinho que é a cara dele. Neste caso é preciso se atentar às cores! Para isso, opte por cores como o laranja e o amarelo. Elas remetem à luz do sol e, automaticamente, fazem o organismo produzir o hormônio serotonina, trazendo a sensação de bem-estar e estimulam o aprendizado.

Assim sendo, incentive a organização do espaço sempre após uma atividade. Assim é possível manter um cantinho sempre pronto para o aprendizado. Bons estudos!

 

Notícia: Da Redação.  Foto: Divulgação.

Para conferir outros conteúdos como este, acesse a home de nosso site.

Comentários