Estado disponibiliza livros em formato acessível pela internet

Museu do Ipiranga celebra Independência em ação virtual - Educageral
Museu do Ipiranga celebra Independência em ação virtual
29 de agosto de 2020
Alunos da Etec Irmã Agostina conquistam prêmio com projeto de biodiesel - Educageral
Alunos da Etec Irmã Agostina conquistam prêmio com projeto de biodiesel
5 de setembro de 2020
Exibir tudo
Estado disponibiliza livros em formato acessível pela internet - Educageral
Ação conta com 13 obras literárias em libras, legenda, áudio e imagem

Com o objetivo de proporcionar o acesso de pessoas com deficiência ao mundo da literatura, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) disponibiliza em seu site 13 obras literárias acessíveis em formatos variados (libras, legenda, áudio, imagem e leitura simples).

A ação da SEDPcD, em parceria com o Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) e a ONG Mais Diferenças, garante o acesso de todas as pessoas aos livros acessíveis, que possuem diversos recursos de acessibilidade, como narração e texto em português, audiodescrição e animação das imagens, tradução e interpretação em Libras e leitura fácil. Assim sendo, trazem adequações em relação à linguagem, conteúdo e forma para ampliar a compreensão.

A secretária Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, ressaltou a importância da iniciativa. “É possível viajar por meio da leitura, conhecer um mundo novo, novas descobertas. Portanto, além de mais conhecimento e cultura, a boa leitura, dá asas à imaginação. Leitura é liberdade”, disse.

 

Acesso

As obras, que podem ser acessadas pelo endereço eletrônico www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/livros-acessiveis, contribuem com a equiparação de oportunidades e o fortalecimento das políticas, programas e projetos relativos aos direitos das pessoas com deficiência. Portanto tem ênfase no acesso ao livro e à leitura, introduzindo a questão da acessibilidade e inclusão, de forma articulada e transversal.

Por fim, a iniciativa prevê ainda a realização de oficinas de formação e sensibilização de profissionais da educação, cultura, assistência social, bibliotecários, mediadores de leitura. Além destes também estão outros profissionais interessados às práticas acessíveis e inclusivas voltadas ao contato com livros.

 

Por: Portal do Governo.  Foto: Divulgação.

Assim sendo, para conferir outros conteúdos como este, acesse a home de nosso site.

Comentários