Entre os dias 04 a 16 de outubro, escolas de São Miguel Paulista/SP, receberão diversas atividades culturais em um circuito no caminhão da fotografia, que irá da capital para a cidade com o objetivo de transformar os olhares dos participantes sobre o tema meio ambiente. As ações são do projeto “Arte e Inclusão”, apresentado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e Nitro Química, Cristiane Borgo, com apoio da ONG ImageMagica.
Com o uso de técnicas e ferramentas lúdicas de aprendizado, a iniciativa pretende ensinar a arte e a força crítica da fotografia de um jeito diferente. E, dessa forma, revelar também a importância de cada participante – seja aluno ou professor – para a comunidade e o ambiente em que vivem.
Os alunos aprendem técnicas de fotografia para que usem o instrumento para refletir sobre o assunto meio ambiente. Cada um produz uma imagem e legenda sobre o tema, com o auxílio dos educadores do projeto. Esse momento é uma oportunidade de eles verem com outros olhos a escola em que estudam.
Todos estes pensamentos e reflexões concretizados nas imagens se tornam uma exposição na escola, expandindo ainda mais o conhecimento obtido. Além disso, para manter a arte viva no cotidiano da escola, os professores também participam de uma oficina de fotografia, na qual pensam sobre algumas imagens e o significado dela para a sociedade. Assim, se empoderam da ferramenta para aplicar durante as aulas.
Por: Julia Sodré. Foto: Vivienne Mendonça.
Para conferir outras notícias como esta, acesse a home de nosso site.
Comentários