Governo de SP lança programa de ensino técnico profissionalizante Novotec

MEC libera R$ 1 bilhão para Fundeb e piso salarial dos professores
MEC libera R$ 1 bilhão para Fundeb e piso salarial dos professores
7 de março de 2019
Pós-graduação em Sociologia da UFSCar abre inscrições para alunos especiais
Pós-graduação em Sociologia da UFSCar abre inscrições para alunos especiais
12 de março de 2019
Exibir tudo
Governo de SP lança programa de ensino técnico profissionalizante Novotec

Até 2022 o objetivo é triplicar as vagas oferecidas para 180 mil estudantes

O Governador João Doria lançou no dia 1º o Novotec, programa que dará oportunidade aos alunos do ensino médio de cursarem ao mesmo tempo ensino técnico profissionalizante e saírem com dois diplomas. Até 2022 o objetivo é triplicar as vagas oferecidas atualmente chegando a 180 mil. A iniciativa será realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Centro Paula Souza – instituição referência em excelência educacional no Brasil.

“O objetivo é levar esta educação de excelência do Centro Paula Souza para a rede estadual de ensino em larga escala, através da oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio da rede regular”, disse Doria.

No Novotec, os cursos são oferecidos de acordo com a alta demanda dos jovens por profissionalização mais rápida e do mercado de trabalho por mão de obra qualificada para as necessidades atuais. A grade de 6 aulas por dia possibilitará aos alunos um período disponível para trabalhar ou estagiar.

Neste ano já estão sendo oferecidas 5,4 mil vagas do ensino médio integrado com o técnico em 6 aulas diárias – 400 delas em 10 escolas da rede estadual de educação e o restante em ETECs. Ao todo, 36 municípios estão recebendo turmas do Novotec na modalidade integrada. Entre os oito cursos oferecidos estão desenvolvimento de sistemas, comunicação visual e cozinha.

Além da modalidade integrada, o programa prevê outras três de curta-duração: Novotec Expresso, Novotec Móvel e o Novotec Virtual. Ao todo serão mais de 30 mil vagas em 2019 nas quatro modalidades.

“O compromisso ao lançar o Novotec é a confiança na recuperação econômica do Brasil, porque a qualificação desta mão-de-obra com o emprego é exatamente o que mais nos interessa. Qualificar com emprego é integralizar e potencializar o processo”, afirmou o Governador.

Novotec Expresso
Cursos de curta duração (200 horas) para qualificação profissional em escolas estaduais e laboratórios das ETECs. Início previsto para agosto. Exemplos de cursos: Técnicas em vendas, Gestão de pequenos negócios, Programação, Marketing Digital, Manutenção de computadores e outros.

Novotec Móvel
Cursos de curta duração (200 horas) para qualificação profissional realizados em unidade móvel (carreta). Início previsto para agosto. Exemplos de cursos: Automação industrial, Metrologia, Petróleo e Gás e outros.

Novotec Virtual
Cursos técnicos de curta duração (200 horas e 400 horas) utilizando a estrutura de ensino à distância da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), com conteúdo do Centro Paula Souza. Início previsto para agosto. Exemplos de cursos: Administração, Guia de Turismo, Desenvolvimento de Sistemas e outros.

Reportagem: Da Redação. Foto: Divulgação.

Comentários