As inscrições da 3ª edição do Concurso Vozes Pela Igualdade de Gênero terminam na próxima terça-feira (19). Podem participar estudantes regularmente matriculados e frequentes nos cursos de Ensino Médio e na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA, da rede estadual paulista.
O tema desta edição é “Em todos os lugares. Em pé de igualdade!” que tem o objetivo de estimular o debate na rede sobre o exercício efetivo dos direitos da mulher; conscientizar estudantes, professores, funcionários e comunidade escolar das unidades escolares por meio de ações educativas para a promoção da igualdade e empoderamento das mulheres em todos os âmbitos sociais, econômico e político.
Além de refletir sobre a desigualdade na construção social de gênero, e promover a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública.
A inscrição poderá ser individual ou em grupo de até cinco estudantes. É necessário também indicar um professor orientador. Em caso de participação em grupo, é obrigatório incluir uma integrante do gênero feminino.
A escola será responsável pela inscrição dos trabalhos e pelo encaminhamento da música mais votada à Diretoria de Ensino. Ela também deverá formar uma Comissão Multidisciplinar (com a participação de estudantes, professores, gestores e comunidade escolar). A comissão será responsável pela avaliação e seleção de uma composição musical que representará a escola nas demais fases.
Para seleção das músicas participantes do concurso serão utilizados os seguintes critérios de avaliação: forma de apresentação; expressividade; capacidade de comunicação de “ideias” expressivas; discurso e capacidade de dar destaque aos temas do concurso, fluência e originalidade.
A segunda fase será a avaliação e a seleção das músicas recebidas das escolas pela Diretoria de Ensino, que indicará três composições musicais para avaliação da etapa estadual até o dia 6 de julho.
A última fase será a avaliação da comissão julgadora formada por representantes do MPSP, da Secretaria da Educação e da área musical, de 10 finalistas que por fim, passarão pela votação popular online de 30 de julho a 13 de agosto, de onde sairá a grande vencedora.
A música vencedora será gravada pela Midas Music, do produtor Rick Bonadio, detentor de cinco prêmios Annual Latin Grammy Awards. Rick uniu-se ao concurso como símbolo de engajamento da música, cultura, justiça e educação pela igualdade de gênero, além da importância de levar esta mensagem à juventude brasileira.
“Nesse ano, a nossa pauta é olhar para o espaço, olhar para a representatividade em pé de igualdade. Igualdade não apenas em termos representativos, mas um espaço de voz. Porque quando as mulheres são ouvidas, todas elas ganham força também para serem ouvidas”, destaca a promotora de justiça do Ministério Público de São Paulo Fabíola Negrão Covas.
Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.
Comentários