Instituição particular de educação desenvolve trabalho social com ensino gratuito em comunidade da Zona Sul de São Paulo

Etecs divulgam lista de classificação geral do Vestibulinho
16 de julho de 2019
Matrículas estão abertas para cursos de EJA do 2º semestre
18 de julho de 2019
Exibir tudo

Pedagogia criada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner comemora 100 anos de existência e se expande cada vez mais no Brasil

Uma escola com currículo Waldorf em meio à natureza da periferia da Zona Sul de São Paulo. Essa é a “Escola de Resiliência Horizonte Azul – A Caminho de Um Bairro Educador”, localizada na Chácara da Enseada, extremo Sul da capital paulista, que funciona como uma filial social da Associação Pedagógica Rudolf Steiner, mantenedora da Escola Waldorf no Brasil. A metodologia educacional Waldorf foi criada há 100 anos pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner.

A escola, que atende cerca de 150 alunos de 3 a 12 anos de idade, é gerida pela Associação Pedagógica Rudolf Steiner em conjunto com a Associação Comunitária Monte Azul, organização não governamental que trabalha pelo desenvolvimento humano e comunitário de mais de 280 mil crianças, jovens e adultos com programas de educação, assistência social, cultura e saúde em comunidades da Zona Sul de São Paulo. O trabalho da organização é orientado pela Antroposofia, ciência espiritual também criada por Steiner no início do século XX, que entende o ser humano em duas frentes: físico-material e psíquico-espiritual.

Atualmente são duas salas de Jardim da Infância e cinco de Ensino Fundamental – do primeiro ao quinto ano.

“A partir do diálogo entre nossa visão do ser humano e a realidade de cada comunidade, atuamos em parceria com seus moradores na transformação individual e social. Procurar fazer com que cada criança, cada jovem, cada ser humano possa realizar aquilo que está dentro de si e contribuir para o mundo é a nossa vontade”, explica Ute Creamer, fundadora da Associação Comunitária Monte Azul.

A Escola de Resiliência Horizonte Azul tem como ideia central oferecer um ambiente com diversas experiências, ressaltando sempre ideias como: respeito e convívio social. Com isso, propiciando o desenvolvimento de habilidades, hábitos, atitudes e valores.

 

Por: Renata Ferro.  Foto: Divulgação.

Comentários