Cada vez mais percebe-se, que os alunos possuem dificuldades de aprendizagem e de desenvolverem seu intelecto. Visando o melhor entendimento e captação em aulas, as escolas desenvolveram um olhar individualizado dos alunos. As professoras começam a trabalhar em ritmos diferentes, de acordo com a necessidade da criança.
Segundo a coordenadora pedagógica da Cycle International School, Adriana Fantini, essa definição tem que ficar clara junto aos profissionais da escola para que haja um alinhamento das estratégias, técnicas e propostas voltadas as diferentes situações didáticas. “O aluno precisa ter ferramentas que possibilitem a ele se apropriar dos conhecimentos e assegurar uma educação de qualidade. A metodologia da escola têm a função de organizar o trabalho pedagógico, pois as crianças precisam de uma regularidade de situações principalmente na fase de alfabetização”, conta Adriana.
Por esse motivo, a sensibilidade dos educadores e do corpo diretivo da instituição é tão importante. Equilibrar metodologia e as necessidades dos alunos é, segundo Adriana, a chave para um aprendizado mais efetivo. “O método não pode estar acima da individualidade de cada criança. Nós precisamos pensar sempre como cada um aprende e assim desenvolvermos a potencialidade de cada um e trabalhar as dificuldades”, afirma.
Um exemplo de instituição que desenvolveu uma metodologia que pensa no aluno como um ser individual é a Cycle International School. Com um olhar baseado em um conjunto de saberes práticos e princípios organizacionais do processo de alfabetização, que contém desde como a sala é organizada ao ambiente de alfabetização, letramento e matérias utilizados. “Somos uma escola que não utiliza o método analítico. Sempre buscamos o que faz mais sentido para criança”, finaliza Adriana.
Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.
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