Livro lançado pela EdUFSCar aborda a Educação Infantil

Estudo revela que bullying está ligado ao desenvolvimento da ansiedade
Estudo revela que bullying está ligado ao desenvolvimento da ansiedade
28 de dezembro de 2018
Reprovação na escola: quando o ano velho permanece depois do Réveillon
Reprovação na escola: quando o ano velho permanece depois do Réveillon
3 de janeiro de 2019
Exibir tudo
Livro lançado pela EdUFSCar aborda a Educação Infantil

Obra defende o direito das crianças a viverem a infância de modo livre e curioso

A Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar) está lançando o livro “Eu ainda sou criança – Educação Infantil e resistência”, organizado por Maria Walburga dos Santos, Cleonice Maria Tomazzetti e Suely Amaral Mello.

A obra apresenta palestras e conferências realizadas durante o VII Congresso Paulista de Educação Infantil e o III Seminário Internacional de Educação Infantil, que aconteceram na UFSCar entre os dias 5 e 7 de novembro de 2015, com o tema “Eu ainda sou criança – Educação Infantil e resistência: os lugares das infâncias na educação e nas lutas políticas”.

Os textos presentes no livro são uma amostra das discussões promovidas nos eventos, quando se defendeu o direito das crianças a viverem a infância de modo livre e curioso, descobrindo o mundo da cultura e da natureza, com tempo para a descoberta e para a experimentação.

A obra está organizada de acordo com os eixos que estruturaram o Congresso e o Seminário: Eixo 1 – Políticas públicas para a Educação Infantil e para a infância; Eixo 2 – Tempos, espaços, relações e infâncias: bases epistemológicas; Eixo 3 – Formação docente; Eixo 4 – Práticas pedagógicas: culturas infantis e produção cultural para e com os bebês e as crianças; Eixo 5 – Infâncias, crianças, diversidade e diferenças.

Além disso, há uma seção especial em que constam a abertura e uma homenagem feita a Mário de Andrade, em comemoração aos 80 anos de fundação da primeira rede de Educação Infantil no País, na cidade de São Paulo, em 1935.

“Acreditamos que o debate proposto pelos textos desafia e enriquece a compreensão que temos da educação da pequena infância e ilumina práticas que proporcionam a formação de ‘crianças para brilhar e não para morrer de fome'”, destacam as autoras na apresentação da obra.

 

Reportagem: Da Redação. Foto: Divulgação.

Comentários