As novas instalações do Hospital Universitário 2, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), devem ser inauguradas este ano. Em visita ao local, na terça-feira, 6, o ministro da Educação, Rossieli Soares, confirmou a destinação dos recursos e o compromisso do MEC com o hospital.
“Estamos aqui para olhar as necessidades da Unifesp. Que é tão importante para a comunidade, para o ensino dos nossos futuros médicos e também para a pesquisa”, disse. “Esperamos inaugurar o hospital em dezembro e trabalhar para que os equipamentos cheguem e possamos mandar mais recursos para este hospital. Precisamos complementar algumas necessidades apontadas pela universidade. “
A reitora da Unifesp, Soraya Smaili, agradeceu a presença de Rossieli Soares. “A visita do ministro é extremamente importante para nós”, ressaltou. “Apresentamos as obras que estão em andamento para completar todos os campi da expansão e o prédio. Se tudo se confirmar, no dia 15 de dezembro teremos a entrega de um edifício. ”
O novo hospital, também chamado de Hospital Dia, vai prestar atendimento nas áreas de ginecologia, obstetrícia, cirurgia vascular e urologia. No novo prédio serão realizadas consultas ambulatoriais e pequenas cirurgias.
Assistência integrada
A meta é fazer do HU2 uma unidade de assistência integrada em saúde. No centro de diagnósticos serão realizados exames de endoscopia digestiva e respiratória, estudo urodinâmico, fluxo vascular, histeroscopia, raios-X, tomografia, angiografia, ultrassom e análises clínicas. O hospital está programado para funcionar em três turnos de quatro horas diárias, durante 22 dias por mês.
No HU2 serão realizadas, ainda, atividades ambulatoriais e procedimentos de baixa complexidade no âmbito de anestesia, cardiologia, humanização em saúde, cirurgia plástica, cirurgia de tórax, cirurgia vascular, dermatologia, gastrocirurgia, gastroclínica, ginecologia, obstetrícia, oftalmologia, oncologia geral, otorrinolaringologia, pneumologia e urologia. Os ambulatórios possuem conexão entre si na lógica de linhas de cuidado e permitem associar consultas interdisciplinares.
A estrutura do hospital conta com mais de 16 mil metros quadrados de área construída. São 16 andares, onde funcionarão 120 consultórios, seis salas cirúrgicas, 25 leitos de internação/dia e sete leitos de recuperação pós anestesia
Reportagem: Da Redação. Foto: Divulgação.
Comentários