Prefeitura de SP abrirá nova loja de artesanato no centro

Doar sangue é tão simples como doar alimentos
15 de agosto de 2024
Insegurança alimentar aumenta e provoca retrocesso da fome zero
26 de agosto de 2024
Exibir tudo

A Prefeitura de São Paulo irá inaugurar o nono ponto fixo de venda de artesanato e manualidades do Mãos e Mentes Paulistanas, programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, que impulsiona o artesanato e as manualidades na Capital. A nova unidade ficará no Shopping Frei Caneca, na Consolação, zona central da cidade. Em localização privilegiada, o espaço de compras conta com mais de 140 lojas de todos os segmentos e opções diversas de entretenimento, lazer e restaurantes. Artesãos interessados em expor produtos podem se inscrever até 31 de agosto pelo formulário.

O Mãos e Mentes tem como objetivo apoiar o setor de artesanato e manualidades da Capital, melhorando a situação econômica e social dos empreendedores artesanais e manualistas paulistanos ao promover atividades que fortalecem o setor, além de estimular a inclusão produtiva, o acesso ao mercado e o desenvolvimento econômico local.

O espaço colaborativo funcionará com o sistema de rodízio de artesãos e manualistas. Durante três meses, os 50 empreendedores artesanais e manuais selecionados irão compartilhar a loja com a possibilidade de divulgar e comercializar suas peças de confecção própria. Com previsão de início para o dia 16 de setembro de 2024, a primeira turma da loja no Shopping ficará no espaço até 15 de dezembro de 2024.

Condições de participação

Para participar é necessário estar credenciado no programa Mãos e Mentes Paulistanas e ter concluído a qualificação empreendedora em uma das 15 turmas ou ter finalizado os cursos de qualificação empreendedora obrigatórios para participação em lojas (Modelagem de Negócio; Planejamento de Coleção; Planejamento Financeiro; Parcerias e Formalização; Planejamento de Futuro e Presença Digital).

Outras exigências de participação são ter disponibilidade de trabalho voluntário presencial em escalas semanais pré-definidas e possuir CNPJ ativo em nome próprio ou no quadro societário (CNPJ de terceiros não será permitido).

O processo seletivo é realizado por meio de uma curadoria dos produtos confeccionados manualmente pelos artesãos. A avaliação dos curadores passa pelos critérios de técnica, segmento, acabamento, matéria-prima utilizada, criatividade, design e regionalidade.

Qualificação empreendedora

A qualificação empreendedora do Mãos e Mentes Paulistanas é uma formação gratuita e online que oferece uma capacitação completa voltada à gestão e desenvolvimento do negócio artesanal ao longo de sete cursos livres: Modelagem de Negócios; Planejamento de Coleção; Planejamento Financeiro; Parcerias e Formalização; Planejamento de Futuro; Presença Digital e Segurança do Trabalho.

A cada semana, cursos de diferentes temáticas ficam disponíveis para acesso e conclusão, de segunda-feira a domingo, com o objetivo de apoiar e impulsionar os empreendimentos de artesanato.

Os cursos são pré-requisitos para participação nas oportunidades de comercialização oferecidas pelo Mãos e Mentes. Interessados na qualificação empreendedora podem se cadastrar na plataforma da qualificação para acessar o conteúdo disponível pelo link.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.

Para saber mais sobre outros conteúdos, clique aqui e acesse a home do nosso portal.

Comentários