A Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) vai oferecer um novo curso a partir de 2019, com um enfoque diferenciado sobre temas que envolvem os processos de urbanização e a política nacional de desenvolvimento das cidades.
Trata-se da pós-graduação Cidades Sustentáveis: Direito Urbano e Meio Ambiente, criada por um grupo de acadêmicos e profissionais especializados nas áreas do Direito e Meio Ambiente, capaz de apresentar um olhar interdisciplinar para um tema tão complexo. O programa é dirigido a gestores e profissionais de diversas áreas do conhecimento, como a Ambiental, Arquitetura, Administração, Direito e Engenharia.
“É preciso repensar o papel do Direito na cidade, sob o viés da sustentabilidade e de uma sociedade globalizada”, afirma a professora e coordenadora do curso, Carla Luguori. Ela lembra que ainda há uma grande dificuldade em construir uma verdadeira cidadania ambiental, com a participação efetiva da sociedade na definição de políticas públicas de uso e de gestão das cidades.
O curso prepara o profissional para enfrentar questões contemporâneas por meio do Direito Urbanístico e de instrumentos específicos de gerenciamento urbano. Entre os assuntos a serem debatidos em salas de aula, destaque para o Plano Diretor, o Estatuto da Cidade, a Lei de Uso e Ocupação do Solo, além de abastecimento de água, saneamento básico e poluição do ar, entre outros.
Reportagem: Da Redação. Foto: Divulgação.
Comentários