Volta às aulas: dicas para adaptação das crianças

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Nos primeiros anos da vida escolar é importante a integração e participação da família em todo o processo

As férias chegaram ao fim e uma das maiores dificuldades para os pais neste período é a adaptação da nova rotina de volta às aulas. O momento de transição é ainda mais intenso na educação infantil, dos 0 aos 5 anos, o contato com o ambiente diferente e coletivo exige alguns cuidados por parte dos pais e familiares. Pensando nisso, o Marista Escola Social Robru, que atende gratuitamente cerca de 200 crianças no bairro do Jardim Robru, em São Paulo (SP), realiza uma série de atividades no período de inserção para que a criança possa estabelecer um vínculo com os educadores.

Neste período a integração da família é importante para promover um ambiente seguro para a criança. “A inserção, por muitas vezes, é o primeiro contato da criança por um longo período com outro ambiente. O ideal é que seja planejado com os familiares e com a escola, que se conheça e apresente opções de integração adequadas a cada idade”, avalia Viviane Flores, diretora educacional do Marista Escolas Sociais.

 

Primeiras semanas

As primeiras semanas são conhecidas como a fase de descobertas, tanto para as crianças que estão indo para a escola pela primeira vez quanto para os reingressos. “Os pais e responsáveis, além de permanecerem na sala de aula, conforme o planejado para cada idade, podem participar das atividades criadas pela escola. Essa é uma forma de estender a relação com as famílias”, reforça a diretora da Escola Social, Aline Paes de Barros.

A presença dos pais e familiares é essencial no processo de adaptação nas primeiras semanas de aula

A inserção é feita de acordo com cada idade e período. No infantil 1 pode durar até três semanas: na primeira os pais ficam em sala de aula; na segunda e na terceira eles podem participar de atividades na unidade.

Confira dicas da diretora educacional do Marista Escolas Sociais, Viviane Flores, que podem auxiliar na volta às aulas:

 

1 – Não se preocupe com o tempo

Não existe um tempo determinado para a transição. Para os familiares é importante não demonstrar ansiedade e seguir o planejamento da escola. Cada criança tem o tempo correto de entender e se integrar naquele ambiente. A tranquilidade dos pais promove ainda mais segurança para as crianças.

 

2 – Não mentir para a criança

A curiosidade da criança com perguntas e indagações deve ser respeitada. Explicar e responder todos os questionamentos que surgirem, é um dos fatores que promovem a segurança e o incentivo para que a criança também confie nos professores, na escola escolhida pelos pais.

 

3 – Choro

Não banalizar o choro. O choro é a maneira pela qual a criança consegue se expressar em determinados momentos: “Que lugar é esse? Quem são essas pessoas? Não me deixe aqui!”. Acolher, entender o porquê deste choro, é fundamental para adaptação da criança.

 

4 – Integração família e escola

O ambiente é uma novidade para a criança, mas não deve ser para os pais. A comunicação entre a escola escolhida e os familiares é fundamental no processo. “Conheça os professores, converse e tire suas dúvidas, pois quanto mais informações o educador tiver sobre aquela criança, melhor será a sua adaptação”, reforça Viviane.

 

5 – Evite faltar no período

Durante as semanas de adaptação, é importante que as faltas não aconteçam. Um dia de mudança pode quebrar aquela rotina de confiança que estava sendo estabelecida. Converse com a escola sobre os eventuais imprevistos.

 

Notícia: Da Redação. Foto: Divulgação.

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